fbpx
Especialista 03/06/20

Vinho orgânico: produzido ao ritmo da natureza

Nos dias atuais, todos já ouviram falar sobre produtos orgânicos. São populares e facilmente encontrados em supermercados, lojas de produtos naturais e lojas especializadas. E quanto ao vinho orgânico, já ouviu falar? Além dos alimentos mais habituais, o modo de produção orgânica também chegou aos vinhedos e a produção de vinhos.

Mas afinal o que é vinho orgânico? Trata-se de um vinho que é produzido sem agrotóxicos, pesticidas, fertilizantes sintéticos, herbicidas etc. Todos estes itens são substituídos por alternativas naturais, como compostos orgânicos e animais que são predadores naturais para insetos e pragas.

O vinho Esporão Colheita da Herdade do Esporão é um vinho produzido com uvas que crescem na vinícola seguindo práticas de agricultura orgânica. Sua produção é composta por diversos elementos naturais que possuem um papel importante e fundamental como aliados dos enólogos para construção da identidade e sabor deste vinho.

As galinhas comem insetos, as ovelhas cortam as ervas daninhas, os morcegos se alimentam de traças, as joaninhas se alimentam de outros tipos de insetos, as minhocas são responsáveis pela movimentação da terra e manutenção de nutrientes, além de todos os subprodutos orgânicos gerados nas atividades da vinícola serem utilizados como compostos para fertilização dos solos.

O Esporão Colheita Tinto possui uma cor rubi concentrada, com aromas de ameixa preta e groselha fresca. De textura sedosa e apelativa, com fruta madura envolvida em apontamentos minerais e terrosos. Já o Esporão Colheita Branco, possui aspecto cristalino, com notas cítricas, fruta tropical e notas de folha verde, que resultam um vinho fresco, com textura cremosa e final intense e persistente.

Ao ritmo da natureza, estes vinhos são produzidos de forma única, além de de auxiliar na construção de um ecossistema equilibrado e feliz. Quer saber mais? Só clicar aqui