Ameal Loureiro 2020 – Vinho verde intenso e vibrante
Ameal Loureiro 2020 exprime a intensidade desta uva e a Quinta do Ameal é pioneira na afirmação desta variedade. Para sua produção, são utilizadas várias parcelas da Quinta do Ameal, onde exprimem diferentes características.
“A combinação das características únicas da Quinta do Ameal resulta num portfólio diverso, onde se encontra este Ameal Loureiro, uma expressão mais intensa e vibrante desta casta. O ano de 2020 começou mais frio e com chuva intensa. Julho, mais quente e seco que o habitual, acelerou a maturação e o desenvolvimento do bago. Um mês de agosto ameno e com chuva a meio do mês, foi fundamental para restituir o equilíbrio das plantas. Estas condições permitiram atingir uma maior maturação e concentração, mantendo a acidez característica da região e acabando por dar origem a um vinho aromaticamente mais complexo, rico e com mais volume”, refere o enólogo da Quinta do Ameal, José Luís Moreira da Silva.
Produção
Em sua produção a vindima foi manual, seguida de prensagem pneumática das uvas inteiras. Decantação feita a frio do mosto, durante 48 horas. A fermentação foi feita em temperatura controladas entre 10 e 15°C, durante 12 a 15 dias. Estagiou, em contato com borras finas, durante 7 meses em cubas de inox com a temperatura controlada.
Características
Apresenta cor clara e citrina, com grande intensidade aromática, dominado pelos frutos cítricos e alguns aromas florais. Na boca é vibrante e equilibrado, com um final fresco e persistente. Apresenta grande potencial de guarda, e pode evoluir bem durante os próximos 15 anos.
Sobre a Quinta do Ameal
A Quinta do Ameal, localizada no Vale do Lima, Região dos Vinhos Verdes, é uma antiga propriedade que remonta a 1710. De rara beleza natural, a Quinta do Ameal tem 30 hectares, cerca de 14 ocupados com uma vinha que, seguindo práticas orgânicas, produz uvas excepcionais que dão origem a vinhos brancos únicos, exclusivamente com a casta Loureiro.
Conheça outros rótulos da Quinta do Ameal clicando aqui.